A advocacia, como todos sabem, tem diversas restrições éticas acerca de marketing, publicidade e propaganda. Dessa forma, é preciso muita criatividade para prospectar clientes. Uma boa forma de conseguir isso é através de indicações. Fique ligado nas dicas que preparamos para você:
Visite feiras, palestras e congressos
A área jurídica é repleta de feiras, palestras, congressos e cursos jurídicos. Participar de eventos pode gerar conexões importantes e parcerias fortes.
Se o advogado ficar conhecido em sua área de atuação perante os demais colegas, isso pode gerar parcerias de negócio, onde os próprios advogados podem indicar clientes para o seu escritório nas áreas em que estes não atuem.
Portanto, participe ativamente de eventos jurídicos e seja lembrado pelos seus colegas de profissão, pois, por incrível que pareça, eles podem ajudar na prospecção de clientes para o seu escritório.
Esteja sempre online
A advocacia é uma das profissões mais formais e conservadoras do mundo. Porém, a advocacia moderna vem acompanhando a tecnologia. O advogado que não acompanha as inovações, acaba ficando para trás.
Utilizar das ferramentas tecnológicas é uma dica de ouro. Esteja sempre online! Utilize página de Facebook para o seu escritório, Instagran, LinkedIn, blogs, whatsapp, enfim, tudo que estiver ao seu alcance para que seus possíveis clientes consigam encontrá-lo e comunicar-se com você.
Disponibilize um tempo do seu dia para alimentar suas redes sociais e responder perguntas de possíveis clientes nas redes, whatsapp e e-mail. Assim você ficará conhecido e sempre que alguém pensar em um advogado, saberá onde encontrar.
Seja visto
Quando não se pode utilizar de marketing, publicidade e propaganda, é preciso ser visto de alguma forma.
Como já foi dito anteriormente, participe de palestras, eventos, esteja online. Seja visto pelos seus colegas e pelos futuros clientes.
Publique constantemente textos e artigos em sua rede social ou jornais locais sobre temas que despertem o interesse das pessoas. Atinja seu público alvo falando sobre assuntos interessantes ao potencial cliente.
Dessa forma, você demonstrará seus conhecimentos, experiências e será lembrado quando surgir algum problema jurídico com as pessoas que acompanham seus textos e artigos jurídicos.
Cliente satisfeito
O cliente é sempre a peça fundamental em qualquer tipo de negócio. O “boca a boca” é umas das principais formas de propaganda para os profissionais que possuem restrição de publicidade.
O advogado deve focar na excelência em atendimento ao cliente. Estar sempre disponível para dirimir dúvidas e fornecer informações sobre os processos em andamento. Manter os prazos atualizados e em dia, atualizar-se sempre mediante as constantes mudanças legislativas e entregar sempre um ótimo trabalho aos seus clientes.
Um cliente satisfeito é um cliente que fala bem do advogado e indica o trabalho dele para outras pessoas.
A indicação de clientes que tiveram uma boa experiência em seu escritório pode vir a gerar diversos outros contratos, portanto, invista em tempo e atenção aos seus clientes, pois são uma fonte de prospecção valiosa.

Daniela Friedrich da Rosa é diretora da empresa Publicações Online. Especialista em Gestão de Empresas voltadas para Softwares Jurídicos e Legaltechs, formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) em 1999.
Possui MBA em Administração e Negócios desde 2008, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Atualmente cursa MBA em Administração e Negócios pelo Instituto Universitário de Lisboa.
Oi Daniela! Tudo bem contigo? Então, que tema interessante, o advogado sempre sabe de tudo, mas pelas minhas pesquisas entre colegas, a dificuldade sempre é colocar em prática, sistematizar esses procedimentos, de forma quantificada e qualificada.
Parabéns pela tua abordagem!