Que o Poder Judiciário está cheio de processos, todos já sabemos. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, só entre 2010 e 2017 foram distribuídas 155 milhões de ações. Mas como, nesses milhões de processos, os advogados podem se destacar?

A resposta é simples: pelas suas petições.

Por elas é que as primeiras impressões sobre o trabalho do advogado são formadas. Automaticamente, a reputação dele começa a ser delineada. Ou seja: a forma como os advogados escrevem pode defini-los perante os servidores do Poder Judiciário.

O cliente precisa que a causa dele seja resolvida e o juiz espera que o profissional saiba se expressar. Entenda: não é só dominar o direito material, mas sim traduzi-lo para o processo. Não adianta os advogados dominarem leis e doutrinas, se não conseguem transparecer esse conhecimento para o juiz. Sofre o advogado, sofre o cliente.


Assim, veja como os advogados podem melhorar suas petições:

  1. Revise suas peças: saiba que um profissional capaz de revisar as peças mais de duas vezes, consegue enxergar falhas que até então estavam ocultas.

     

  2. Só escreva os termos que você realmente sabe o significado: o advogado que escreve termos que não compreende é muito mal visto. Assim, evite usar palavras ou escrever frases sem saber o que realmente são.

     

  3. Estabeleça uma rotina de prazos em que as suas petições não tenham que ser elaboradas no último dia: preze pelo tempo que você possui para elaborar uma peça. Não faça tudo de última hora, petições de última hora geralmente descumprirão todas as dicas que estamos dando aqui. Se você tiver interesse, a Publicações Online pode te ajudar, acesse.

     

  4. Evite usar muito latim: o uso excessivo do latim pode confundir e ser cansativo para quem precisa apreciar uma petição.

     

  5. Seja objetivo: o advogado que escreve demais pode passar a ideia de ser prolixo. Ser objetivo não quer dizer falta de conhecimento. Na verdade, pelo contrário, reflete o alto grau de desempenho do profissional que, com poucas palavras, transparece o que precisa.

     

Precisa ir além? Descubra a melhor forma de organizar seu escritório: 

5 DICAS PARA MELHORAR SUAS PETIÇÕES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *