A gestão de um escritório é parte determinante para os resultados auferidos. Quanto melhor a organização das tarefas, melhor o rendimento profissional. Mas como os advogados podem melhorar a gestão de seus escritórios e empreendimentos?

Nesse artigo vamos dar algumas dicas de gestão para advogados que fazem toda a diferença. Veja como trazer mais eficiência e assertividade para o seu dia a dia de trabalho com algumas estratégias simples, mas que funcionam de verdade.

1. Delegação de tarefas

Uma das principais estratégias de gestão para advogados é delegar tarefas. Tentar fazer tudo sozinho pode ser complicado e nada produtivo. No dia a dia de trabalho, o advogado precisa lidar com diversas tarefas, muitas delas burocráticas e que podem ser delegadas.

Por isso, vale a pena se perguntar se você é o único que pode realizar uma tarefa ou se ela pode ser executada por outra pessoa. Nesse segundo caso, não pense duas vezes antes de delegar.

Mas delegue para as pessoas certas, para ter a certeza de que o trabalho será feito – e dentro do prazo. Advogados geralmente contam com o suporte de estagiários, associados, secretárias e outros colaboradores.

2. Controle de fluxo de caixa

Quando falamos em gestão para escritórios e empresas, devemos considerar as entradas e saídas. O fluxo de caixa de um empreendimento diz muito sobre a sua saúde financeira.

Você, como advogado, também precisa fazer o controle de fluxo de caixa. Fique de olho nas entradas e saídas, acompanhe a receita do seu escritório e compare os resultados obtidos.

Dessa forma você será capaz de fazer uma gestão baseada na realidade do seu negócio. Essa estratégia é excelente para quem deseja crescer no mercado, atender a mais clientes, aumentar o faturamento e lucrar mais.

3. Agendas virtuais

Advogados estão constantemente lidando com prazos, compromissos e uma rotina repleta de afazeres. Lidar com isso sem um controle automático pode ser exaustivo.

Você pode até tentar anotar todos os seus compromissos em um papel ou em um documento no computador, mas isso dificilmente será produtivo. Então, como acompanhar todos os seus compromissos sem se perder?

As agendas virtuais oferecem uma solução. Elas funcionam de forma integrada com diversos dispositivos, como computadores, celulares e tabletes. Com o Google Agenda, por exemplo, é possível salvar compromissos e criar alertas automáticos.

4. Tenha um dia sem reuniões

Essa é uma estratégia simples que pode revolucionar a maneira como você trabalha. Escolha um dia durante a sua semana de trabalho sem reuniões. Não importa se é uma conferência ou mesmo encontros com clientes – esse dia deve ser dedicado a tarefas internas, conclusão de tarefas urgentes, responder e-mails e outras atividades.

As reuniões geralmente são necessárias, mas quando realizadas com frequência podem acabar comprometendo o rendimento. Elas provocam distrações e rompem com a sequência habitual do trabalho.

5. Explore a tecnologia

A tecnologia é um dos grandes aliados dos advogados quando o assunto é gestão. Atualmente existem diversos recursos que podem ser empregados para transformar a rotina de trabalho, melhorando os resultados obtidos.

Entre essas tecnologias, destacam-se as ferramentas de automatização. Sabia que a maioria das tarefas e processos burocráticos que você realiza diariamente, de forma manual, podem ser executados de forma automática?

Com sistemas e programas de automação para escritórios e empresas jurídicas é possível ganhar tempo e produtividade. Essas ferramentas permitem acompanhar processos, receber e ler intimações, estabelecer alarmes, delegar tarefas e muito mais.

Aplicando todas as dicas acima você será capaz de melhorar a gestão do seu escritório ou empresa. Lembre-se de que o sucesso do seu empreendimento depende das decisões que você toma.

Como advogados podem melhorar a gestão de seus escritórios e empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *