É comum que alguns aspectos possam assustar os clientes já na primeira consulta. Fique atento às nossas dicas e entenda como agir e como se portar diante dessa situação para não perder clientes.

Linguagem acessível

Muitos advogados ainda têm a prática de utilizar vocabulário extremamente técnico e de difícil compreensão.
É muito importante que o profissional evite o “juridiquês”, ou seja, aquele linguajar técnico jurídico que ninguém entende.
A falta de compreensão pode assustar o cliente já na primeira consulta.
É necessário que ele entenda perfeitamente o que o advogado está falando e o que vai acontecer com seu caso.
Dessa forma, o cliente se encanta e adquire confiança nas suas palavras e no seu trabalho, pois entende a “sua língua”.
Alguns advogados ainda têm o pensamento retrógrado de que falar difícil o faz parecer mais inteligente, e consequentemente, impressionará o cliente. Porém, a realidade é bem distante disso. Ninguém quer se sentir “enrolado”. Os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e querem entender exatamente o que está acontecendo.
Portanto, invista em uma linguagem clara, objetiva e simples. Ser compreendido é fundamental.

Aparência e ambiente muito formais

A formalidade excessiva também pode atrapalhar o fechamento de contratos já na primeira consulta.
Portanto, saiba que cada ocasião necessita de vestimentas adequadas. Clientes como grandes empresas multinacionais ou algo do tipo, podem até requerer certa formalidade. Porém, se um cliente comum chega ao escritório e encontra um advogado com aparência formal demais e um ambiente extremamente formal, isso pode assustar.
Muitas vezes é preciso um pouco de simplicidade para realizar determinados atendimentos, a fim de não perder clientes.
Um advogado verdadeiramente empreendedor precisa saber como agir e como se portar diante de cada cliente.
É necessário saber conversar de forma simples, sem formalidades excessivas. Além disso, utilizar vestimentas adequadas, nem tão formais, nem tão informais. E ainda, tornar o ambiente agradável, contar, por exemplo, com secretárias que atendam com cordialidade e simplicidade. Assim, com o intuito de deixar as pessoas à vontade e não perder clientes já na primeira consulta.

Valores assustadores

Outra dica de ouro é não assustar os clientes com valores exorbitantes. Deixar claro que vai custar muito caro, pode já espantar os clientes de primeira.
Mesmo que o serviço tenha um valor mais elevado, tenha calma na hora de informar ao cliente.
Ou seja, faça o cliente entender a importância da resolução do problema e a difícil tarefa de resolvê-lo. Mostre que o valor está adequado ao serviço prestado e de acordo com os valores aplicados pelos colegas.
Ainda, é importante explicar sobre as formas de pagamento aceitas no escritório. A facilidade no pagamento pode gerar maior conforto aos clientes.
Seguindo essas dicas e observado pequenas atitudes, você pode mudar o rumo da sua primeira consulta e evitar perder clientes.

Como não perder clientes?

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