A tecnologia já faz parte de todas as áreas profissionais. Mesmo a advocacia, que é uma profissão tão conservadora, já está na era da revolução 4.0. Mas você sabe o que é e como tornar-se um advogado 4.0?

 

Qual o conceito de advogado 4.0?

O advogado 4.0 é aquele profissional que utiliza das ferramentas tecnológicas como suas aliadas. Dessa forma, significa enxergar longe, utilizar das diversas plataformas tecnológicas em seu favor e em favor de seus clientes para otimizar o seu cotidiano e a prestação de seus serviços.
Não é fácil para uma profissão conservadora como a advocacia, mudar tão rapidamente suas formas de trabalho e seus materiais de uso diário. Porém, é inegável a necessidade de mudanças e inevitável acompanhar as modificações que o mercado de trabalho apresenta constantemente.
A tecnologia jamais substituirá o trabalho dos advogados, pelo contrário, ela surge para facilitar a vida dos profissionais e sendo assim, gerir melhor o tempo útil para produção dos advogados.

 

Como posso me tornar um advogado 4.0?

Diversas são as atitudes que o advogado deve tomar para seguir o caminho da advocacia 4.0. e ainda, diversas são as ferramentas disponíveis no mercado tecnológico para que o advogado consiga acompanhar a revolução 4.0. O escritório precisa estar preparado e equipado com computadores e internet. O restante dependerá da vontade do advogado em atualizar-se.

 

Atitudes simples

Algumas das atitudes simples que podem ser tomadas para tornar-se um advogado 4.0 são:

  • Utilizar da internet para realizar reuniões online
    O advogado não precisa deslocar-se de uma cidade para outra, gastando tempo e dinheiro para todas as partes envolvidas. Ele pode utilizar da internet para realizar reuniões, bate-papos e conferências.
  • Utilizar de serviços de correspondente jurídico
    Para buscar profissionais de outras cidades quando necessário, ou mesmo, para se colocar à disposição para realização de diligências na sua área de atuação.
  • Busca de clientes em sites jurídicos
    Onde as pessoas costumam buscar auxílio para suas questões pessoais.
  • Constante atualização jurídica
    Acerca de decisões recentes em sites, blogs e boletins jurídicos confiáveis.
  • Utilização de redes sociais
    Redes como facebook, instagram e linkedin, bem como blogs e sites do seu escritório, podem ser constantemente atualizadas com publicações de textos jurídicos interessantes aos seus clientes e ao seu público alvo.

 

Ferramentas úteis

Diversas são as ferramentas disponíveis atualmente para que o advogado 4.0 possa utilizar em seu dia a dia.
Algumas das ferramentas básicas que o advogado 4.0 não pode mais ignorar são:

  • Utilização de um software jurídico
    Para gerir de forma adequada a administração jurídica e financeira do escritório, controlando prazos, inadimplência e dados de clientes.
  • Serviços de captação de intimações
    Perder um prazo atualmente é inadmissível. Um serviço de captação de intimações permite o acompanhamento correto dos prazos, essencial para bem atender os seus clientes e realizar o serviço com excelência.
  • Produção de conteúdo jurídico para blogs, sites e redes sociais também não pode faltar
    O advogado pode escrever os textos ou contratar uma empresa que preste esse serviço. O importante é ser visto nas redes e prospectar clientes de forma adequada ao Estatuto da OAB.
  • Serviço de Correspondente jurídico
    Você pode utilizar tanto para encontrar um profissional em outras comarcas, como para oferecer seus serviços nas suas cidades de atuação.

A advocacia, assim como todas as outras profissões, precisa acompanhar a tecnologia. Negar a renovação da profissão é ficar para trás e perder clientes. Portanto, mantenha-se atualizado, antenado e torne-se um advogado 4.0.

Como tornar-se um advogado 4.0?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *