A controladoria jurídica é algo relativamente novo na advocacia e pode auxiliar na produtividade e no melhor planejamento estratégico para o escritório de advocacia. Saiba agora o que é e quais as vantagens de utilizar da controladoria jurídica na advocacia moderna.

O que é?

A Controladoria Jurídica é o setor responsável pelo maior número de atividades administrativas possível dentro do escritório de advocacia. Este é o setor que se relaciona com todos os demais setores dentro do escritório. É o coração da sua empresa.
A Controladoria faz todo o trabalho administrativo jurídico, desde o recebimento das intimações através de serviço de captação de intimações, cadastro das publicações no software jurídico, lançamento na agenda de prazos, distribuição de atividades para cada advogado responsável pela diligência, protocolo eletrônico, conferência de protocolos, cadastro de petições no sistema, entre outras atividades.
O Controller jurídico é o profissional responsável pelo setor da Controladoria Jurídica. Esse profissional deve ser preferencialmente um advogado ou um bacharel em Direito. É certo que qualquer outro colaborador pode exercer esse papel, porém, é muito importante que o controller tenha conhecimentos jurídicos e bom entendimento das intimações, para que possa realizar o trabalho com precisão e sem equívocos jurídicos.
O setor de Controladoria jurídica também é responsável pelo controle do sistema jurídico. É o controller quem deve ter o total domínio da utilização do software jurídico. Ele vai alimentar o sistema constantemente com todas as informações, prazos, diligências, entre outros.

Quais as vantagens?

Como já vimos, a Controladoria Jurídica é o coração do escritório jurídico. A gestão estratégica, a organização e padronização dos procedimentos serão todos ditados pelo setor de controladoria.
A modernização da advocacia sugere a utilização de diversas ferramentas para gestão do escritório, que incluem a utilização de um bom software jurídico, a utilização de um bom serviço de captação de intimações judiciais, bem como, a instalação de um setor de controladoria jurídica, que será responsável por gerir todas essas ferramentas e padronizar sua utilização para que as atividades fluam regularmente dentro do escritório de advocacia.
As vantagens de ter um setor de Controladoria Jurídica é justamente a padronização dos procedimentos e a gestão de tempo.

Padronização dos procedimentos

Com um setor organizado estipulando as regras procedimentais e distribuindo as diligências, controlando os prazos e alimentando o sistema jurídico, fica mais fácil manter a gestão do escritório de forma eficaz.
A Controladoria Jurídica é a principal ferramenta de gestão do escritório de advocacia, que garante a segurança de todo o trabalho realizado, visto que tem a responsabilidade de gerir os prazos sem o risco de perde-los, bem como, tem a função de distribuir as atividades entre os advogados.
Com os procedimentos bem alinhados e seguidos por todos, o escritório tende a funcionar de maneira muito mais eficaz e organizada.

Gestão do tempo

Outra grande vantagem de aplicar a controladoria jurídica no escritório de advocacia é a gestão do tempo.
Os advogados possuem muitas responsabilidades e a rotina corrida atrapalha um pouco na organização do tempo.
Com o setor de Controladoria sendo o responsável por todas as atividades administrativas jurídicas, o advogado tem mais tempo para produtivo para realizar as tarefas técnicas e o atendimento aos clientes.
Dessa forma, a Controladoria Jurídica auxilia e muito no bom andamento de um escritório de advocacia. Vale a pena investir em bons profissionais, capacitados e experientes, pois o retorno é imediato.

Controladoria Jurídica: quais as vantagens?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *