Para que a sua vida profissional seja muito mais tranquila e menos burocrática, é preciso implementar algumas estratégias. Muitas vezes o advogado foca em tarefas que não geram resultados e acabam consumindo muito tempo. Isso é terrível para a produtividade.

Pensando nisso, separamos aqui algumas estratégias para descomplicar a sua vida. Foque no que é realmente necessário para a sua carreira profissional. Descubra como tornar a sua rotina de trabalho muito mais produtiva.

Delegue tarefas

Ao se deparar com alguma tarefa, faça a si mesmo esta pergunta rápida de tomada de decisão: alguém poderia fazer isso no seu lugar? Se a tarefa levar dois minutos ou menos, execute de forma imediata – regra dos dois minutos.

No entanto, se a tarefa levar mais de dois minutos, procure saber se você é a melhor pessoa para executar.

Caso contrário, identifique a quem delegar e faça isso. É importante saber quando delegar uma tarefa, para economizar tempo e focar no que realmente importa.

Priorize suas tarefas

Como advogado, você tem uma lista interminável de tarefas para executar, que exigem que você esteja sempre em movimento. São prazos, reuniões, comparecimento ao fórum, redação de peças processuais e muito mais.

Nesse sentido, priorizar suas tarefas diárias é fundamental. Sem priorização, você pode se ver pulando entre as tarefas sem nunca terminar nada. Isso acontece com quem não possui uma agenda de trabalho bem organizada.

O ideal é usar 15 minutos do começo ou do final do dia de trabalho para organizar a lista de tarefas a serem executadas em seguida. Liste as tarefas por ordem de prioridade. Ou seja, as mais urgentes ou necessárias primeiro.

No entanto, é importante cuidar para que a sua lista seja realmente possível. De nada adianta listar diversos compromissos e tarefas, para os quais uma pessoa sozinha não será capaz de se comprometer.

Faça a tarefa mais importante primeiro

Faça a tarefa que você mais teme ou que é mais difícil primeiro. Essa estratégia vai te ajudar a não procrastinar e direcionar o seu esforço para algo que deve ser feito. Muitas vezes evitamos grandes tarefas e isso pode acabar se transformando em uma bola de neve.

Quanto você concluir essa tarefa difícil, sentirá um grande alívio e poderá começar a desenvolver tarefas menores. A sensação de dever cumprido é fundamental para aumentar os níveis de produtividade – para advogados e qualquer outro profissional.

Faça tarefas iguais de maneira conjunta

Não acredite no mito do multitarefa. Profissionais que fazem diversas coisas diferentes ao mesmo tempo não existem. Quando tentam, acabam não fazendo bem nenhuma das tarefas que estão executando.

O segrego para gerar produtividade é fazer tarefas iguais de uma só vez, em blocos. É uma leitura diferente para o “multitarefa”. Responda aos e-mails de uma só vez. Retorne telefonemas de uma só vez.

Dessa forma você consegue finalizar diversas tarefas com velocidade. E como são tarefas parecidas ou até mesmo iguais – como responder e-mail – você não corre o risco de se confundir ou de ficar perdido.

Utilize um software para checagem e recebimento de intimações

Um dos grandes vilões da produtividade para advogados é a checagem e recebimento de intimações. Quanto tempo você gasta abrindo sites, lendo intimações, anotando os prazos, imprimindo os documentos? Com certeza, mais tempo do que o ideal.

Acompanhar intimações manualmente pode ser uma grande dor de cabeça. Para focar no que realmente importa, está na hora de implementar um sistema de checagem e recebimento de intimações automatizado.

Com um software de gestão, você poderá ler intimações sem imprimir nada. Além disso, é possível atribuir tarefas, ativar alarmes e notificações, delegar tarefas e muito mais. Tudo isso de forma centralizada e automatizada.

Faça isso todos os dias e descomplique sua vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *