Fóruns de discussão nada mais são que uma ferramenta utilizada na internet, destinada a promover debates sobre determinados assuntos por meio de mensagens. 

Este recurso pode ser muito importante na advocacia, tendo como foco dois aspectos: construção de um networking eficaz e compartilhamento de ideias, opiniões, informações e conhecimento.

Seguindo sempre o código de ética da OAB, o advogado deve buscar maneiras de adquirir conhecimento e criar um bom networking, a fim de gerar uma rede de relacionamentos onde possam surgir oportunidades de trabalho e de parcerias.

Compartilhando ideias, opiniões, informações e conhecimento

Os fóruns de discussão podem auxiliar na busca constante de informações. A oportunidade de ouvir opiniões, absorver conhecimento de profissionais experientes e compartilhar ideias pode ser muito mais eficiente do que a simples leitura de livros e códigos.

Nos fóruns de discussão geralmente são apontados temas atuais e controversos. A participação do advogado nestes debates pode trazer muito aprendizado e consequentemente atualização jurídica sobre os temas abordados.

Muitas vezes o advogado se sente perdido ao aplicar novas leis, ou mesmo na compreensão das mesmas. Aqui entra a importância dos debates: os profissionais compartilham a prática jurídica, o modo de operar, suas interpretações e seus resultados, auxiliando assim outros colegas que ainda não tiveram a oportunidade de praticar determinada lei.

Na entrada do processo eletrônico, por exemplo, muitos advogados ficaram totalmente perdidos. Ninguém sabia como utilizar e isso prejudicou muito o andamento de muitos escritórios.

Fóruns de discussão foram criados a fim de troca de experiências e descobertas de utilização. Utilizar a tecnologia em favor do seu trabalho é essencial e os fóruns de discussão podem ser utilizados para uma infinidade de assuntos.

Você pode manter-se atualizado e também contribuir com o aprendizado de seus colegas, formando assim um networking eficaz para momentos oportunos.

Construção de um networking eficaz

O fórum de discussão é um local não só de busca de conhecimento, mas também de fornecimento de informações. Você pode participar auxiliando outros profissionais a solucionar problemas da maneira que você puder contribuir.

Sua contribuição pode auxiliar na criação de uma rede de relacionamentos eficaz, onde futuramente pode gerar oportunidades de trabalho ou parcerias em determinados processos.

Se você mostrar em fóruns de discussão o seu vasto conhecimento, por exemplo, em Direito Civil, você vai acabar tornando-se uma referência para muitos profissionais, que futuramente, poderão procurá-lo para ingressar com eventuais processos ou para firmar parcerias nas áreas de conhecimento em que não atuem.

Além disso, diversos escritórios e empresas com setores jurídicos vem buscando informações e compartilhando ideias em fóruns de discussão.

Se você costuma participar, auxiliar e contribuir com as problemáticas expostas nos tópicos dos fóruns, naturalmente vai chamar a atenção de escritórios, empresas e recrutadores.

Dessa forma, quando houver uma oportunidade de trabalho, você será lembrado pela proatividade e pelos seus conhecimentos compartilhados.

O importante é acompanhar o desenvolvimento do mercado de trabalho. Acompanhar a tecnologia e suas ferramentas pode ser bastante útil na busca de conhecimento, na formação de um bom networking e na prospecção ética de clientes.

O papel dos fóruns de discussão na advocacia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *