A rotina dos escritórios de advocacia é sempre agitada, corrida e cheia de compromissos. Não é fácil conseguir organizar as tarefas, acompanhar os processos, realizar a gestão de prazos e ainda conseguir tempo para atender os clientes.

Por esse motivo é que o mercado atual está repleto de novidades tecnológicas e ferramentas que buscam otimizar o tempo do advogado, tornando sua rotina mais produtiva. O advogado precisa conhecer, experimentar e escolher suas ferramentas de trabalho conforme a necessidade do escritório.

Como não perder prazos e quais as principais ferramentas de trabalho para a gestão dos mesmos?

Umas das principais preocupações de qualquer advogado é não perder nenhum prazo processual.

Independente do advogado, seja em um grande escritório de advocacia ou um profissional que trabalhe sozinho, a preocupação é a mesma e enseja a mesma atenção.

O advogado precisa estar atento às novidades do mercado. É necessário conhecer as ferramentas que podem auxiliar na gestão do tempo e na produtividade do escritório.

Duas das principais ferramentas utilizadas para a gestão de prazos é possuir um bom software jurídico e ter um bom serviço de notificação de intimações processuais.

Serviços de notificação de intimações

Essa ferramenta é uma das mais importantes para o escritório de advocacia.

A perda de um prazo pode acarretar em prejuízos irremediáveis ao cliente.

Com um bom serviço de notificações, o advogado está sempre informado de suas intimações e seus prazos, facilitando sua rotina.

A perda de um prazo pode significar a perda da credibilidade e a perda de um cliente, e consequentemente, uma pessoa a menos para indicar futuros clientes para o escritório.

Software jurídico: quais as vantagens?

Diversas são as funcionalidades dos softwares jurídicos disponíveis no mercado.

Com o software jurídico o advogado pode lançar uma agenda de prazos relacionada aos processos, que vai auxiliar no acompanhamento e cumprimento das diligências.

Os prazos podem ser direcionados ao advogado que será responsável pelo cumprimento da diligência, facilitando o acompanhamento.

Todas as informações dos processos ficam disponíveis na pasta do cliente, que podem ser facilmente acessadas para consulta no sistema, otimizando o tempo do advogado que está cumprindo esse prazo.

A importância da delegação de tarefas na advocacia

Além de organizar os prazos, o advogado possui diversas tarefas importantes.

A gestão de tempo é algo valioso hoje em dia, e uma das principais ferramentas é a delegação de tarefas.

Muitos advogados ainda resistem à ideia de delegar. Mas é importante saber quando e como se deve repassar o trabalho para outras pessoas capacitadas e otimizar o tempo do escritório, para que o advogado possa ter mais tempo para se dedicar ao trabalho técnico jurídico aos seus clientes.

Muitas atividades podem ser substituídas por ferramentas, como falamos anteriormente. O software jurídico pode substituir diversas tarefas que, realizadas manualmente, dariam muito trabalho e desperdiçariam muito tempo.

Da mesma forma, a delegação de tarefas também é de suma importância na gestão do tempo, pois alivia o fluxo de trabalho do advogado.

Enquanto o advogado consegue tempo para se dedicar a atividades mais relevantes e complexas, seus colaboradores podem desenvolver tarefas simples e ainda desenvolver novas competências.

O advogado centralizador acaba sem tempo para investir em planejamento estratégico e relacionamento com os clientes.

Além disso, a delegação de tarefas amplia o relacionamento entre a equipe, disseminado a confiança entre gestores e colaboradores.

O relacionamento com os clientes

Na advocacia, assim como em qualquer área, é preciso estreitar laços com os clientes.

Um cliente satisfeito é marketing para o escritório de advocacia, pois daí surgem as indicações.

Se o advogado não tem tempo para atender de forma especial cada cliente, ele não terá o respeito e a admiração do mesmo.

Por esse motivo, é importante que o advogado saiba gerenciar o tempo, realizando uma boa gestão de prazos, organização de rotinas e delegação de tarefas, a fim de poupar seu tempo para o planejamento estratégico de seu escritório e estreitando o relacionamento com seus clientes e parceiros de negócios.

A importância da gestão de prazos na advocacia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *