Diversas são as atividades internas e externas dos advogados. A rotina agitada pode atrapalhar na produtividade desses profissionais, portanto é necessário que se faça a gestão do tempo, utilizando ferramentas tecnológicas que podem facilitar o cotidiano dos escritórios de advocacia.

 

Gestão do tempo

A gestão do tempo é peça fundamental para o sucesso de um escritório de advocacia. O cotidiano repleto de atividades complexas requer medidas especiais para o melhor funcionamento e maior produtividade dos advogados nas suas tarefas diárias.
Gerir o tempo requer a utilização de algumas ferramentas e o auxílio de demais colaboradores do escritório para que os advogados tenham mais tempo para produzir.
Conheça algumas dicas que podem auxiliar na gestão do tempo e tornar os advogados mais produtivos para as atividades técnicas.

 

Controladoria jurídica

A controladoria jurídica é uma área relativamente nova na advocacia e pode trazer maior produtividade e planejamento estratégico para o escritório de advocacia.
O controller jurídico é o profissional responsável pela maior quantidade de atividades administrativas possível. Desde o recebimento das intimações, cadastro no sistema, lançamento na agenda de prazos, distribuição para o profissional responsável pelo cumprimento da diligência, protocolo, conferência de protocolo, cadastro da petição no sistema, entre outros.
Ou seja, a controladoria jurídica faz todo o trabalho administrativo jurídico, deixando que o advogado tenha tempo hábil para produzir e preocupar-se apenas com a parte técnica, ou seja, confeccionar a petição.
A Controladoria jurídica também é a responsável pelo controle do software jurídico. É o controller quem vai ser o grande dominador do sistema. Ele vai alimentar o sistema constantemente com todas as informações, prazos, diligências, entre outros.

 

Serviço de captação de intimações

É de suma importância que o escritório possua um serviço de captação de publicações, para que não precise realizar a busca constante de intimações nos diários oficiais.
O primeiro passo para a organização do escritório e gestão do tempo é a administração das publicações. O serviço de captação poupa muito tempo para o advogado ou o controller jurídico.
Dessa forma, o escritório recebe diariamente de maneira eficaz todas as intimações em seu nome, sem a necessidade de perder tempo buscando as publicações.
Assim, a administração e a gestão dos prazos, que são de suma importância para a excelência na administração do escritório de advocacia, ficam organizados e poupam o tempo do profissional.

 

Lista de tarefas

Outra grande estratégia para gestão do tempo é organizar as tarefas por nível de importância. Ou seja, nem tudo é urgente. É preciso saber identificar as prioridades.
Fazer uma lista de tarefas pode auxiliar na identificação das prioridades. O advogado vai listar tudo aquilo que precisa ser cumprido por ordem de urgência. Aos poucos, ele pode realizar tudo aquilo que precisa, sem correr o risco de deixar nada para a última hora, cumprindo assim os prazos conforme os que vencem antes.
Da mesma forma pode proceder com relação aos atendimentos, sempre listar aqueles que são mais urgentes antes.

 

Fracionar o tempo

Outra dica para melhorar a produtividade dos advogados é dividir o tempo conforme a execução das atividades, evitando assim interrupções. Ou seja, fracionar o dia por tarefas. Por exemplo: confecção de petições e documentos diversos, pesquisas e acompanhamento de prazos serão realizados somente no período da manhã, sem interrupções; e a realização de atendimentos presenciais de clientes serão feitos somente no período da tarde.
Dessa forma, o advogado não precisa interromper uma pesquisa ou a confecção de uma petição para atender um cliente, ou mesmo, interromper um atendimento importante para cumprir um prazo urgente.

Organização é tudo! Basta aplicar algumas das diversas ferramentas de gestão do tempo que temos disponíveis atualmente no mercado.

Gestão do tempo e advogados produtivos

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