intimação: entrega perfeita

Quando o número de ações da carteira do advogado começa a aumentar,o número de intimações erradas também tende a crescer. Todavia, existem atitudes que facilitam a entrega exata da intimação, a maioria delas vindas do próprio escritório de advocacia.

Descubra como prazos alavancam carreiras! Leia clicando aqui!

Todo advogado preocupado com a sua carreira, investirá seu tempo e dinheiro nela. Ele sabe que precisa ampliar seus conhecimentos e se tornar uma referência na área em que atua.

Sendo assim, pode levar algum tempo, mas quem quer fazer dar certo, alcançará o sucesso que planeja.

Seguindo esse ritmo, se no início ele atuava sozinho ou era advogado júnior em uma sociedade, rápido passará para um cenário completamente diferente.

Logo cedo ele terá uma rotina cheia de compromissos, bem como um alto envolvimento com seus processos.

A partir dai, ele já não pode mais atuar sozinho.

Essa necessidade surgirá naturalmente e o profissional que está mais atento as suas carências futuras, se cercará de equipes e parceiros qualificados, os quais formarão a base para o período que virá.

Já sabe de quem se cercar? Então assine a Publicações Online clicando aqui.

Por outro lado, as intimações começam a aumentar e a rotina do advogado passa a ser mais apertada. O tempo disponível para pesquisar uma intimação e analisá-la já não é mais tão folgado como era antes. Ele precisará otimizar esse tempo, a fim de que não seja perdido.

Como os advogados podem melhorar a entrega da intimação

A maior parte da rotina dos advogados e dos escritórios ainda gira em torno do recebimento diário das intimações. É a partir dessas informações que se definem os compromissos e os prazos a serem agendados.

O advogado que planeja a sua carreira, pode muito bem pautar suas atividades pelo tempo que não precisa dedicar aos prazos. Entretanto, para que isso seja possível, ele precisa receber corretamente a sua intimação.

Hoje, cerca de 90% das intimações são efetuadas através dos Diários de Justiça. Isso acontece mesmo que o processo seja eletrônico, como no caso do E-Saj e do PJE do Trabalho.

Os demais são efetuados via sistemas de Processos Eletrônicos, como o E-proc e Projudi, por exemplo.

Em decorrência do número expressivo de intimações publicadas todos os dias e a inviabilidade de ler por completo todos os Diários, a maior parte das pesquisas para localizar intimação é efetuada de forma automatizada. Essas pesquisas são realizadas de várias formas, como:

  • programas, como o adobe;
  • pesquisas disponíveis nos sites dos próprios Tribunais;
  • empresas especializadas, como a Publicações Online.

Existem algumas ações que, embora sejam simples, podem ajudar significativamente a vida do advogado para receber corretamente todas as suas intimações.

A Publicações Online te ajuda a capturar intimações em processos eletrônicos, assista o vídeo para saber mais

05 cuidados que o advogado pode ter para receber a sua intimação corretamente:

1 – Informar o nome correto em suas petições.

Sempre informar e assinar o  nome correto e completo em suas petições, pois esses dados serão usados para compor a base do Tribunal. Sendo assim, se informar ou assinar o nome de forma abreviada, muito provavelmente, seu nome sairá abreviado na intimação.

Tendo esse cuidado, a chance de a intimação ser localizada é muito maior.

A petição é o seu espelho, por isso revisá-la é essencial. Se quiser dicas de como fazer essa revisão com maior qualidade, clique aqui.

2 – Distribuição e dados do Tribunal.

Quando protocolar alguma ação, conferir na movimentação do processo se o seu nome e a sua OAB estão corretas no sistema do Tribunal.

Se estiver errado ou o seu nome não constar corretamente como advogado no processo, poderá haver falhas nas intimações;

3 – Sistema X Forma de Intimação:

Você possui processos ativos correndo em sistemas como Projudi, PJe Estadual ou E-proc?

Saiba que as suas intimações não serão publicadas nos jornais. Nesses casos, elas deverão ser acompanhadas por meio do sistema do Tribunal, no painel do advogado.

Na hipótese de ter contratado alguma empresa especializada para o recebimento dessas intimações, é seguro se certificar quanto a abrangência desses serviços e das regras para o recebimento.

Fizemos um guia cheio de dicas sobre os prazos processuais, totalmente voltado para advogados. Clique aqui para acessar.

4 – Alteração no Nome:

Seu nome mudou?

Incluiu ou excluiu sobrenome?

Saiba que as suas intimações podem ser publicadas nos dois formatos, por isso, é importante fazer as pesquisas das duas formas.

Não esqueça de atualizar os seus dados também na OAB, muitos Tribunais efetuam essas consultas. Se for o caso, é importantíssimo informar a empresa contratada para pesquisas de intimações dessa divergência a ser pesquisada;

5 – Substabelecimentos:

Caso o advogado tenha sido substabelecido em algum processo, o juiz precisa saber o profissional que receberá a intimação. Assim, deverá requerer ao juízo que as intimações sejam feitas exclusivamente em seu nome, em nome da sociedade ou em nome de todos advogados do escritório.

Isso acontece porque se há esse pedido expresso, o juízo deverá seguir esse padrão para as intimações.

Havendo intimação em nome do antigo procurador, e, tendo o atual procurador feito pedido expresso para que as intimações saiam em seu nome, este poderá requerer a devolução do prazo ao juízo.

Quais são as vantagens desses cuidados?

Esses cuidados são tomados por poucas empresas disponíveis no mercado, somente as que asseguram um alto índice de assertividade. São muitas vantagens a serem pontuadas, nestes casos:

Segurança: já que o nome completo e correto será pesquisado e subsidiariamente todas as variações possíveis deste mesmo nome, solicitas pelos advogados.
Otimização: o tempo gasto com essas pesquisas manualmente é imensurável, vez que dependerá da quantidade de Tribunais a serem pesquisados no âmbito nacional.
Produtividade: especialmente porque a pessoa que fará as buscas poderá dedicar-se a outras atividades jurídicas, deixando de lado a burocracia das pesquisas manuais.

A Publicações Online alia alta tecnologia com máxima qualidade, clique aqui para assinar.

Prestar atenção na sua intimação é focar na qualidade do seu trabalho

Diariamente, a Publicações Online identifica diversos erros nas publicações dos jornais. São erros de digitação do advogado, do serventuário, bem como erros de publicação do próprio jornal.

Esses problemas são facilmente evitados, desde que o advogado leve em consideração os cinco cuidados que apontamos acima.

Lembre sempre que com os jornais eletrônicos, a maioria das pesquisas são feitas por sistemas automatizados. Por isso, pesquisar todas as variações dos nomes, todos os dias, é inevitável. Se essas variações não forem pesquisadas, alguma intimação ficará para trás.

O advogado que está focado em melhorar a qualidade do seu trabalho necessita que suas intimações tenham a entrega perfeita. Por isso, é inevitável que contrate uma empresa que saiba que o foco do advogado está em resolver ações e os problemas dos clientes.

Dessa forma, ele saberá que a entrega assertiva de intimações ficará a cargo da parceira contratada, já que o que a empresa faz é auxiliar o profissional do direito a preencher as pequenas lacunas que, na rapidez do dia a dia, não conseguiria vencer sozinho.

e-book de intimação

INTIMAÇÃO: COMO TER A ENTREGA PERFEITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *