Diversas são as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado jurídico. Dentre elas, o modelo Saas vem crescendo constantemente. As empresas estão aderindo ao modelo pelos diversos benefícios apresentados. Na área jurídica não é diferente. Entenda o que é e quais benefícios pode oferecer.

 

O que é Saas?

Saas é uma sigla em inglês que significa Software as a Service. Ou seja, software como um serviço.
Esse modelo surgiu como a evolução de programas antigos que necessitavam de instalação ou que precisavam ser baixados. Dessa forma, o software surge como um serviço.
Ou seja, Saas são nada mais, nada menos que aplicações online. Assim, podem ser utilizadas no seu computador, tablets ou até mesmo pelo celular.
Ademais, a maneira de utilização costuma ser muito mais simples e eficaz, visto que funciona de forma remota.
Dessa forma, você não precisa comprar o sistema, baixar ou instalar de um CD ou DVD. Basta você ter acesso à internet e pronto. O serviço está disponível para ser utilizado em qualquer lugar, sem necessidade de instalação, visto que está na nuvem.
Assim, o cliente apenas precisa acessar o serviço com seu login e senha, e as funcionalidades estarão disponíveis.
Grandes exemplos de Saas no mundo jurídico são os softwares jurídicos para gestão de escritório e os serviços de captação de publicações.

 

Quais os benefícios de utilizar o modelo Saas?

Diversos são os benefícios na utilização do modelo Saas.
A seguir, listaremos 4 vantagens de utilizar esse modelo de serviço.

 

1 – Custo reduzido

Vale ressaltar que custo é sempre uma peça fundamental na escolha de um serviço a ser utilizado. Portanto, o modelo Saas oferece um custo reduzido se comparado aos demais softwares que necessitam de instalação, infraestrutura apropriada, manutenção constante e pessoal técnico.
No modelo Saas, você precisa apenas pagar uma mensalidade para utilização do serviço e possuir uma boa conexão de internet. Ademais, o backup é por conta do fornecedor do serviço.

 

2 – Agilidade do serviço

Como o serviço é prestado de forma online, da mesma forma é fornecida a manutenção do mesmo. Não há necessidade de visitas técnicas, pois o suporte é realizado de forma remota, ou seja, através da internet.
Dessa forma, o suporte do modelo Saas torna-se mais ágil, visto que independe de agenda e deslocamento para as manutenções.

 

3 – Atualização constante

Nos sistemas antigos, era necessário realizara constantes atualizações, chamar técnicos para realizar a manutenção, etc. Muitas vezes, além de precisar baixar novas versões, ainda era necessário realizar atualizações constantes no próprio computador para poder fazer o sistema funcionar.
No modelo Saas, como o serviço fica na nuvem, todas as atualizações já estão agregadas automaticamente ao serviço. E o melhor, sem custo adicional.

 

4 – Segurança e acessibilidade

As informações podem ser livremente acessadas e ficam disponíveis na nuvem. Dessa forma, você pode acessar o sistema de qualquer lugar, basta ter uma boa conexão com a internet.
Além disso, no modelo Saas, você não precisa se preocupar em gastar com segurança de dados. Pois o fornecedor do serviço é quem garantirá a integridade e a segurança do sistema.
Ademais, software na nuvem permitirá que você tenha acesso aos seus arquivos, processos e demais atividades de qualquer lugar.
Resumindo, o resultado da utilização de um sistema no modelo Saas, é maior eficiência e agilidade no serviço

O que é Saas e como contribuem na sua rotina?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *