Não está satisfeito com o serviço prestado pelo seu banco? Gostaria de mudar seu financiamento de automóvel ou seu empréstimo de um banco para outro, mas não sabe como? Pois então tenha calma e acompanhe nossas dicas sobre a possibilidade de realizar essa portabilidade de crédito.

 

O que é portabilidade de crédito?

Quando você realiza um financiamento de automóvel, um financiamento habitacional ou um empréstimo de valores em uma instituição financeira, você utiliza um crédito que lhe é concedido, para que pague de forma parcelada mediante aplicação de taxas de juros pelo banco. Até aqui tudo bem. Mas você sabia que pode transferir esse crédito para qualquer outra instituição financeira?
Essa possibilidade de transferir o crédito de um banco para outro se chama portabilidade de crédito. Caso você esteja insatisfeito com os serviços do seu banco atual, ou com a taxa de juros aplicada, você pode solicitar a portabilidade para outro banco que ofereça um serviço mais atrativo.

 

A escolha da nova instituição bancária

Depende apenas da sua vontade a escolha da nova instituição bancária. Você deve realizar uma boa pesquisa de mercado para saber quais as melhores taxas, quais os bancos que oferecem os serviços que você busca e qual poderá oferecer uma melhor negociação para que seja realizada a portabilidade do seu crédito.
Procure o gerente da instituição ou o funcionário responsável e tire todas as suas dúvidas. Não faça nada no impulso para não trocar um serviço ruim por outro ainda pior.
A busca por uma nova instituição financeira pode reduzir significativamente seus gastos mensais com financiamentos ou empréstimos, visto que as taxas de juros podem variar bastante de um banco para outro. Portanto, pesquise bastante, faça os cálculos e busque o melhor serviço.

O meu banco pode se recusar a transferir meu crédito para a nova instituição?

A resposta é: NÃO! O banco no qual você possui o contrato de financiamento ou empréstimo não pode negar sua transferência para outra instituição.
Porém, nenhuma instituição financeira é obrigada a aceitar contratar com você. Precisa haver um acordo de vontades entre você e a nova instituição. Havendo interesse entre ambas as partes, daí sim podem contratar livremente.
Caso o banco detentor do contrato insistir em negar a operação, você deve procurar o Banco Central para realizar a denúncia.

 

Como proceder?

Já encontrou a instituição que melhor atende suas necessidades? Conseguiu negociar boas taxas de juros e um bom contrato? Então agora mão na massa.
Você vai precisar do número do seu contrato atual, juntamente com demais dados que serão solicitados para obter com o novo banco o valor total da sua dívida, que será quitada por essa nova instituição.
A quitação é feita diretamente pela nova instituição financeira escolhida por você ao banco anterior. Sendo assim, sua dívida passa a ser com a nova instituição, com novas taxas e serviços que você escolheu, finalizando assim a portabilidade de crédito.

Fácil, não é? Então não perca tempo nem dinheiro e faça uma boa pesquisa de mercado para obter melhores taxas de juros e melhores serviços bancários. Assim você pode economizar e realizar novos negócios.

Portabilidade de crédito: entenda como funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *