imagem de carreira

O dia a dia da advocacia está em uma constante de altos e baixos.

Em uma semana a rotina do advogado está muito tranquila. Na outra, o mesmo escritório está tão atarefado, que seus colaboradores nem se veem.

Da mesma forma, é comum vermos profissionais entrando apressados nos Fóruns. Também é comum advogados que ficam até tarde nos escritórios, só para protocolar aquela petição com o prazo estourando.

Acontece que, a forma como um advogado gerencia seus prazos processuais é determinante para o futuro de sua carreira.

Se você quiser, a Publicações Online também pode ajudar na sua carreira, acesse aqui.

Mesmo que seu escritório já tenha uma carteira de clientes que o deixa em uma posição confortável, o caminho que o advogado vai continuar seguindo também depende:

        • de como suas ações são organizadas;
        • das intimações que são cumpridas.

Sabe aquele advogado que vive no limite dos prazos? Aquele advogado que deixa tudo para a última hora?

Pois é, ele passa a impressão de que conta só com a sorte. Foi a sorte que o trouxe até ali, e não o conhecimento e autoridade que possui nas áreas em que se especializou.

Dessa forma, de nada adiantam noites gastas estudando um caso quase impossível de reverter, se o advogado não desenvolve uma estratégia de cumprimento de tarefas eficaz.

Uma estratégia capaz de dar tempo para colocar todo seu conhecimento em prática.

Assim, o advogado que desenvolve um sistema de prazos eficiente, em sintonia com sua rotina de trabalho e a rotina da sua equipe, sairá na frente dos demais. Não porque protocolou a petição com tempo sobrando e por isso pode ficar descansado, mas sim porque se preparou antes, demonstrando toda a responsabilidade com que cuida de suas ações.

Dessa forma, um procedimento com uma organização eficiente dos prazos, refletirá diretamente na carreira do advogado, já que cada ação terá a atenção que merece. Além disso, o profissional estará pronto para os contratempos da Justiça.

Saem ganhando tanto o cliente quanto o advogado.

Prazos Processuais: o guia definitivo para advogados, clique aqui para acessar!

Como os seus prazos influenciam na sua carreira

Os prazos devem ser bem cuidados, pois algumas posturas serão determinantes no momento do cumprimento. O que acontece é que alguns advogados não conseguem se organizar direito e por isso possuem uma gestão de cumprimento de prazos falha.

Na realidade, a maioria dos advogados desenvolve o escritório com poucos conhecimentos de administração e gestão, motivo pelo qual acabam sendo os titulares de boa parte dos prazos. Essa titularidade é dificilmente compartilhada, visto que a classe possui uma dificuldade muito grande em delegar as suas tarefas.

Sabia que com atitudes simples, você pode melhorar a entrega das suas intimações? Descubra como clicando aqui.

Para o advogado que recém deu fluidez ao setor financeiro, sabemos que é complicado compartilhar as tarefas. É difícil ter a certeza de que os demais assessores conseguirão fazer o trabalho com a mesma exatidão.

Da mesma forma, enquanto não existe uma previsibilidade do caixa da empresa, todas as responsabilidades do escritórios necessitam de uma supervisão.

Por isso, a forma como o advogado administrará o seu prazo será determinante para a sua carreira.

A Publicações Online desenvolveu uma metodologia exclusiva de exportação de intimações. Ela é capaz de otimizar o seu tempo de uma forma que você não imagina! Assista ao vídeo e veja como funciona:

 

03 pontos positivos de ter um controle de prazos para a carreira do advogado

Credibilidade

Talvez essa seja a consequência mais importante. Os advogados que cumprem corretamente os seus prazos melhoram consideravelmente a sua imagem perante o juízo, serventuários, mas, principalmente, perante seus clientes.

Foi-se o tempo em que os clientes desconheciam totalmente sobre os seus direitos e confiavam cegamente nos seus advogados. Com o processo eletrônico, o acesso à ação ficou muito mais facilitado. Embora os termos jurídicos sejam um mistério para a grande maioria, saber que o processo avançou de fase ficou muito mais acessível.

Similarmente, os clientes conseguem perceber com mais facilidade o que o advogado fez ou deixou de fazer.

Sempre haverá um amigo com advogado para explicar que aquele prazo perdido foi crucial para o desfecho do processo.

Outra atitude que ajudará na sua credibilidade é revisar suas petições, descubra sobre a importância aqui!

Então, o advogado que cumpre seus prazos dentro do prazo, consegue manter a imagem de bom profissional. Seja porque não comprometerá a ação do seu cliente, seja porque sua organização pessoal não será afetada.

Diminuição do Estresse

Recente pesquisa elencou os advogados como uma das principais vítimas da Síndrome de Burnout.

A Síndrome de Burnout é uma patologia desencadeada pelo excesso de trabalho. Ela é resultado de rotinas agitadas, corridas, pautadas em ansiedade.

Preocupados com o número de advogados vítimas dessa síndrome, fizemos um guia sobre prazos processuais com dicas valiosas, acesse aqui para ler.

Grande parte dos advogados que vivem no limite dos seus prazos sofrem as consequências dessa doença. O estresse acompanha a carreira desse tipo de profissional. Essa tensão só diminui no final do ano, com o esperado recesso forense.

Saber administrar bem os prazos e dividir as tarefas a serem feitas é um grande auxílio. Quem consegue fazer a gestão dos seus prazos, conseguirá antecipar seus prazos e otimizar o seu trabalho.

Consequentemente, o estresse e a ansiedade tendem a diminuir consideravelmente e as chances da Síndrome afetar esse profissional se tornam mínimas.

Investimento na Carreira

O advogado que possui um controle de prazos eficiente conseguirá ter mais tempo e menos estresse. Isso já está claro.

O que deve ficar mais claro ainda é que com esse tempo ele poderá se dedicar para novos cursos, especializações, assim como participar de comissões da OAB que tenha interesse. Todos esses projetos influenciarão na sua carreira, uma vez que o aprendizado repercutirá no seu trabalho, assim como na sua visibilidade.

Quer muita qualidade? Então assine a Publicações Online aqui!

Outro ponto que ajudará na sua carreira, é o fato de que ele conseguirá investir nos advogados e estagiários que o assessoram. Ter habilidades de gestão de equipe são fundamentais para quem está crescendo na profissão. Portanto, se a metodologia de gestão de prazos for de alta qualidade, é certo que a equipe também precisará ser.

Assim, com uma equipe preparada e de elevado conhecimento técnico, o advogado responsável pelo escritório poderá sentir-se seguro para delegar as tarefas e focar em novas áreas que precisa para desenvolver melhor a sua liderança.

Coloque seus prazos em primeiro lugar

É difícil construir uma carreira consolidada e que seja referência no mundo do direito. Por isso, saber colocar os prazos como ponto de partida é um diferencial. Quem faz a gestão adequada das suas intimações desde o início de sua advocacia, dificilmente precisará tomar atitudes desprevenidas e de última hora no futuro.

Saia na frente dos demais! Descubra mais sobre o Controle de Prazos Fatais:

CTA E-BOOK carreira 

COMO PRAZOS ALAVANCAM CARREIRAS
daniela

Daniela Friedrich da Rosa é diretora da empresa Publicações Online. Especialista em Gestão de Empresas voltadas para Softwares Jurídicos e Legaltechs, formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) em 1999.
Possui MBA em Administração e Negócios desde 2008, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Atualmente cursa MBA em Administração e Negócios pelo Instituto Universitário de Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *