A controladoria jurídica é um setor que vem ganhando espaço nos escritórios de advocacia por sua importância estratégica. Ou seja, toda a organização do escritório de advocacia fica sob responsabilidade da Controladoria Jurídica. Saiba exatamente o que é e quais as vantagens de ter esse setor dentro do seu escritório.

O que é Controladoria Jurídica?

Controladoria Jurídica é aquele setor responsável por todas as atividades administrativo jurídicas do escritório de advocacia.
Ou seja, a Controladoria é responsável por gerir e prestar apoio a todas as atividades dos demais colaboradores. É o centro de distribuição de todo o seu escritório.
A Controladoria atua desde o recebimento das intimações, geralmente através de serviço de captação de intimações, que agiliza a gestão do tempo. Ou seja, o serviço permite que o escritório receba diariamente todas as publicações de intimações em nome dos advogados do escritório de maneira fácil e eficaz. Após isso, o controller realiza o cadastro dessas publicações no software jurídico, aplicando as intimações na agenda de prazos.
Com a agenda de prazo completa, é realizada a distribuição de tarefas para cada colaborador.
Ainda, o setor de Controladoria é responsável pelo protocolo eletrônico das petições, conferência de protocolos, cadastro das petições e demais documentos no sistema, entre outras tarefas.
O colaborador responsável pelo setor é chamado de Controller Jurídico.

Quais as vantagens da Controladoria?

A Controladoria Jurídica é como se fosse o centro de distribuição do escritório de advocacia. A gestão estratégica, a organização e a padronização dos procedimentos são todos realizados pela Controladoria.
Diversas são as ferramentas tecnológicas para ggerir o escritório de advocacia, porém, todas essas tecnoligias serão manuseadas por um profissional, que é o colaborador responsável pelo setor de Controladoria Jurídica.
As grandes vantagens de ter um setor de Controladoria Jurídica é sem dúvida, a gestão do tempo, com o aumento da produtividade, bem como, a padronização e organização dos procedimentos.

Quem é o Controller Jurídico?

O Controller jurídico é aquele profissional responsável por gerir o setor da Controladoria Jurídica. A preferência é de que esse profissional seja um advogado ou um bacharel em Direito, visto que é importante que tenha conhecimentos jurídicos. Porém, qualquer outro colaborador pode exercer esse papel, desde que, o controller tenha conhecimentos jurídicos para que possa compreender as intimações recebidas e realizar o trabalho com precisão, sem equívocos jurídicos.
O setor de Controladoria jurídica também é responsável pelo controle do sistema jurídico. Dessa forma, o Controller precisa ter o total domínio da utilização do software jurídico. Visto que, é esse colaborador quem irá alimentar o sistema constantemente com todas as informações, prazos, diligências, delegação de tarefas entre outros.
Com os procedimentos bem alinhados, estratégias bem definidas e procedimentos padronizados, o escritório de advocacia tende a funcionar de maneira muito mais eficaz e organizada. Vale a pena apostar na adoção da Controladoria Jurídica em seu escritório!

Qual a importância da Controladoria Jurídica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *