Software Jurídico: 4 dicas rápidas para você escolher o melhor!

Software Jurídico: 4 dicas rápidas para você escolher o melhor!

Sim, caso você ainda não tenha percebido, a tecnologia e o Direito estão caminhando juntos na direção de uma nova advocacia.

Atualmente, os advogados têm à sua disposição uma infinidade de softwares jurídicos com as mais variadas funcionalidades. Mas, como saber que software atende melhor as necessidades da sua rotina jurídica?

Bom, se você está cogitando a ideia de adquirir um bom software, confira as dicas desse artigo para adotar uma ferramenta que corresponda às suas expectativas.

1. Priorize softwares mais intuitivos, amigáveis e de fácil navegabilidade.

O layout diz muito sobre um software. Quando o sistema se apresenta de forma simples e direta, sem exigir um conhecimento técnico apurado do usuário, a jornada de aprendizado é sempre mais rápida e agradável.

Escolha um software que se adapte rapidamente a sua rotina, priorizando a usabilidade e um layout amistoso. Não adianta adotar um software se ele não vai facilitar o seu dia a dia.

Assim, antes de partir para a fase de testes, priorize os sistemas que te permitam acesso a todas as informações em um único lugar, sem aqueles milhões de atalhos e botões de função. Afinal, você precisa acessar todos os seus dados rapidamente.

Não é difícil perceber quando um software é ultrapassado ou superdifícil de ser utilizado. Uma dica infalível é observar se você consegue acessar as informações com poucos cliques e se o layout é clean, moderno e intuitivo.

Ah, um bom suporte para as dúvidas sobre a utilização do sistema também ajuda muito. Afinal, você não precisa aprender tudo sozinho.

2. Fique atento as funções e diferencias de mercado do software.

A maioria das plataformas disponíveis no mercado jurídico hoje oferecem mais do mesmo, disponibilizando funções básicas e padronizadas que qualquer software de gestão oferece.

Um bom software deve ir além do trivial para atender a rotina básica de um escritório ou advogado individual. Afinal, ambos os profissionais geram documentos, abrem prazos e mantém agendas e tabelas para controlar tarefas, compromissos e a contabilidade.

Dito isto, na hora de escolher o software, não renuncie a funções como: cadastro ilimitado de usuários, controladoria inteligente, módulo financeiro automatizado e integrado, CRM, agenda e tarefas, robôs de leitura e distribuição de Intimações, arquivos em nuvem, controle da recepção do escritório e dos prazos, distribuição e gestão de tarefas, filtros e relatórios detalhados.

E, lembre-se: softwares ultrapassados são uma fonte de dor de cabeça e mais atrapalham do que ajudam.

3. O software precisa oferecer um bom período de testes para você se adaptar.

Na hora de comprar um software, muitos advogados acabam tomando a decisão com base nos valores oferecidos ou apenas pelo visual do sistema. Mas, e se o tempo de testes gratuitos oferecido pela empresa não for o suficiente para você e sua equipe entenderem o software?

Certifique-se então que a versão completa do software a ser testado será liberada e, caso for, por quantos dias você terá acesso ao sistema. Utilize todo o período de teste oferecido pela plataforma com muito critério, envolvendo a equipe do seu escritório no treinamento, pois o bom funcionamento do software vai depender da dedicação integral do usuário.

Só assim será possível realizar uma avaliação assertiva do produto e de tudo que ele dispõe para te ajudar na gestão das suas rotinas jurídicas. Dessa forma, você reduz bastante as chances de se arrepender da contratação.

Bom, depois de testar o software, consulte colegas de profissão e a equipe do escritório antes de tomar uma decisão definitiva. Você pode seguir alguns caminhos:

1. Contratar; 2. Testar o modelo gratuito por mais tempo; 3. Experimentar outras plataformas.

4. Centralização! O software deve ser 100% online e oferecer um bom APP.

Vamos combinar! Se você está buscando organização e automatização de processos e rotinas, precisa contar com um software 100% online, ou seja, que não exija download e nem instalação em uma máquina específica.

Se hoje contamos com aplicativos para chamar um táxi, pedir comida ou medicamentos em poucos cliques, por que você não pode levar o seu escritório no bolso não é mesmo? Dito isso, escolha um software que ofereça um bom aplicativo.

Os recursos do APP devem te garantir mobilidade para você atuar em qualquer lugar. Assim, certifique-se que o aplicativo viabilize: a gestão dos seus processos; a vinculação de publicações a prazos, clientes e processos; consultas e cadastros; gerenciador de prazos e compromissos na agenda; conteúdo sincronizado entre o website e aplicativo.

Assim, com apenas um login e senha, você poderá acessar os seus processos e informações em qualquer lugar do planeta, e em tempo real.

É isso. Os softwares jurídicos são ferramentas estratégicas e acompanham a evolução diária do Direito e de milhares de advogados. Toda essa tecnologia gera produtividade, tanto individual quanto em equipe.

Agora que você já leu as nossas dicas, pense bem sobre o assunto antes de investir em tecnologia para o seu escritório de advocacia. 

Adotar um sistema de automação para escritórios jurídicos, por exemplo, é uma decisão estratégica para todo advogado que pretenda se conectar ao futuro da advocacia.

A automação da sua rotina jurídica te permite, entre outras coisas, acompanhar, receber e ler intimações judiciais, acabando com o drama da burocracia e da perda de prazos. A POL é a líder de mercado em checagem, entrega e gestão de intimações judiciais, sejam elas dos Diários de Justiça (DJe) ou dos Sistemas Eletrônicos dos Tribunais (EPROC, PROJUDI, PJE).

Portanto, se você quer se consolidar no mercado e transformar o seu escritório em referência, acesse o site da Publicações Online e automatize de vez o seu escritório.

Deixe uma resposta