Softwares Jurídicos: os maiores aliados da produtividade na advocacia.

Softwares Jurídicos: os maiores aliados da produtividade na advocacia.

Em um mercado competitivo como o da advocacia, a produtividade do seu escritório deixou de ser um diferencial… ela agora é pré-requisito. Por isso, todo advogado de visão sabe que tempo é dinheiro e que um bom software jurídico é sinônimo de produtividade.

Não por outra razão, o segredo do sucesso de muitos escritórios está ligado a capacidade de fazer mais em menos tempo. Mas, como é possível aumentar a produtividade na advocacia? A tecnologia pode ser a resposta.

Sim, com a evolução dos softwares jurídicos, os advogados têm mais recursos para alcançar a alta performance. Veja como isso é possível.

Software jurídico e produtividade: automatize as atividades de suporte.

Para que a alta produtividade seja uma realidade no dia a dia da advocacia é essencial observar a rotina dos escritórios, onde é necessária uma série de atividades de suporte.

Conferir publicações, agendar prazos, buscar o andamento nos sites dos tribunais. Não importa a tarefa, quando ela não é feita de forma automática, pode ter certeza de que um time de advogados e estagiários está “perdendo” tempo com isso – e sem precisar.

Alguns softwares hoje são capazes de automatizar tarefas relacionadas ao andamento de processos. Buscar publicações nos sites do Diário Oficial, definitivamente, virou coisa do passado. Com os softwares, as publicações são registradas de forma automática, ampliando assim a sua produtividade.

Não perca tempo encontrando documentos.

Documentos são uma parte fundamental na rotina dos escritórios de advocacia. Por isso, organizá-los é o primeiro passo para ter um dia a dia mais eficiente. Porém, isso ainda não é o bastante.

Muitas vezes, dois advogados precisam consultar um documento simultaneamente e quando os documentos não estão disponíveis no meio digital é comum perder tempo para encontrá-los. Com um software jurídico é possível fazer uma gestão de documentos bem mais eficiente, encontrando aquilo que você precisa em um clique.

Aproveite melhor os seus deslocamentos e o home office.

A maioria das empresas já sabe que flexibilizar a rotina ajuda na produtividade de muitos funcionários. Por esta razão, cada vez mais as empresas adotam o home office como alternativa. Na advocacia, isso também pode ser uma realidade.

Como alguns softwares contam com a tecnologia mobile, o advogado pode trabalhar de onde quiser, com muita segurança e praticidade, sem precisar se deslocar.

Além disso, acessando o software do seu celular, por exemplo, ele pode ter todas as informações que precisa para se preparar melhor para uma audiência ou uma reunião com clientes.

Tenha uma biblioteca de modelos de peças e contratos.

Redigir uma peça ou um contrato do zero leva bastante tempo. Entretanto, usar modelos colhidos da internet pode ser um tanto quanto arriscado. Para não se desgastar escrevendo as mesmas coisas e fazer valer o seu tempo, utilize as boas peças do seu escritório como modelo para causas similares.

Com um software jurídico é possível construir uma biblioteca de modelos de peças jurídicas que podem ser consultadas por todos. Além de facilitar o dia a dia, esse tipo de ação minimiza os riscos de algum estagiário incauto utilizar uma peça da internet com conceitos equivocados para basear a defesa do seu cliente.

Descentralize o atendimento.

Você sabia que a cada vez que você é interrompido o seu cérebro demora cerca de 25 minutos para retomar o mesmo estágio de concentração?

Essa talvez seja a explicação do porquê você não consegue finalizar aquele agravo de instrumento. Afinal, a cada 15 minutos tem um novo cliente ligando. Para evitar esse tipo de situação e a perda de clientes, a melhor maneira é descentralizando o atendimento.

Com um software jurídico é possível registrar e organizar todas as informações dos seus clientes, facilitando que o atendimento seja feito por qualquer membro do time. Basta abrir o sistema, checar as informações e pronto, o advogado tem tudo o que precisa para orientar os seus clientes.

A tecnologia chegou na advocacia para ficar. Para ser mais produtivo, um software jurídico sem dúvida é uma ferramenta que tem muito a acrescentar, sendo imprescindível para estimular a produtividade da sua equipe. Por isso, vale a pena escolher a melhor ferramenta para o seu escritório.

Bom, uma coisa é fato: mudar hábitos é um desafio para qualquer profissional. O que não significa que o resultado não valha a pena. Sair da zona de conforto e experimentar um novo software jurídico pode gerar resultados valiosos na prestação dos seus serviços.

Agora que você já leu as dicas desse artigo e já sabe por onde começar, chegou a hora de você adquirir um sistema de automação para escritórios jurídicos e organizar de vez a sua vida profissional. A automação da sua rotina jurídica te permite, por exemplo, acompanhar, receber e ler intimações judiciais, acabando com o drama da burocracia e da perda de prazos.

A POL é a líder de mercado em checagem, entrega e gestão de intimações judiciais, sejam elas dos Diários de Justiça (DJe) ou dos Sistemas Eletrônicos dos Tribunais (EPROC, PROJUDI, PJE).

Se você ainda tem alguma dúvida que a advocacia mudou, acesse o site da Publicações Online e automatize de vez o seu escritório.

Deixe uma resposta