5 dicas de sites que todo advogado deveria conhecer.

5 dicas de sites que todo advogado deveria conhecer.

Todo advogado tem o desafio e, perdoem a nossa sinceridade, o dever de se manter bem-informado.

Além de acompanhar as notícias do País, os advogados precisam estar atentos as mudanças da legislação e da jurisprudência, bem como aos casos mais midiáticos que inauguram novas discussões e embates intelectuais no meio jurídico e na sociedade como um todo.

A boa notícia é que, com a internet, qualquer advogado pode ter acesso à informação com apenas alguns cliques. Assim, acompanhando bons sites do mundo jurídico, fica mais fácil se inteirar das novidades para atualizar o seu repertório. Portais de notícias, sites opinativos, sites com dicas e atualizações. Atualmente, são muitos os veículos que disseminam conhecimento e trazem conteúdo rico para os advogados.

Nesse artigo, separamos 5 dicas de sites para você anexar aos seus favoritos e absorver informação, ampliar o seu conhecimento e, consequentemente, a sua retórica. Boa leitura.

1. Migalhas.

Criado em 13 de novembro de 2000, o Migalhas é o maior e mais importante veículo jurídico do Brasil. O site tem como objetivo primordial produzir conteúdo jurídico, político e econômico de qualidade.

Por isso, além de trazer as novidades sobre a legislação e a jurisprudência, o portal também publica opiniões de profissionais renomados do Direito.

Atualmente, o site entrega conteúdo para mais de meio milhão de leitores e disponibiliza um catálogo de escritórios, promove o nome de correspondentes e mantém uma agenda atualizada sobre eventos da área.

2. Jota.

Jota é um portal focado exclusivamente em notícias. A partir de uma nova forma de cobrir as instituições públicas brasileiras, o site fornece informações de qualidade, com análise e contexto, a um público profissional que precisa tomar decisões estratégicas constantemente com base nas movimentações dos três poderes.

Formado por uma equipe de profissionais da área de comunicação, com jornalistas em diversas partes do Brasil, o Jota é um dos sites jurídicos que facilita a missão do advogado em se manter sempre bem atualizado. O portal conta com um serviço de assinaturas com diferentes funcionalidades e recebe entre 700 mil e 1,7 milhão de acessos únicos todo mês.

3. IBDFAM.

Criado em 25 de outubro de 1997, em Belo Horizonte (MG), o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) é uma instituição jurídica não governamental, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa da sociedade no que diz respeito às suas relações e aspirações sociofamiliares.

Desde a sua fundação, a entidade trabalha transcendendo paradigmas para transformar o pensamento e construir um Direito das Famílias condizente com a realidade da vida e que de fato proteja todas as famílias, independentemente da sua configuração.

Atualmente, o Instituto ultrapassou a marca de 19 mil associados inscritos, reunindo entre seus membros advogados, assistentes sociais, defensores públicos, desembargadores, promotores e procuradores de justiça, juízes, psicanalistas, psicólogos e estudantes; operadores do Direito no Brasil e no exterior.

4. IAB.

Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi fundado em 1843 como consequência dos cursos jurídicos no Brasil e do exercício da advocacia. Apontada como a mais antiga casa de estudo do Direito das Américas, a história da entidade se confunde com a própria história da nação.

Ao longo de sua história participaram do Instituto ilustres juristas vinculados à formação do pensamento jurídico brasileiro e de nossas instituições públicas, dentre eles, Teixeira de FreitasRui BarbosaNabuco de AraújoClovis Bevilacqua e André Faria Pereira.

Além de notícias jurídicas atualizadas, o IAB oferece serviços como o da Biblioteca Daniel Aarão Reis, a Escola Superior do IAB e a Revista Digital do IAB.

5. STJ – Informativo de Jurisprudência.

Informativo de Jurisprudência divulga, periodicamente, teses firmadas pelo STJ que são selecionadas pela novidade no âmbito do Tribunal e pela repercussão no meio jurídico.

No site você pode utilizar as ferramentas de busca para fazer uma pesquisa livre ou acessar coletâneas anuais organizadas por ramos do Direito ou por data, bem como pesquisar notas de julgamentos destacados por semestre.

Bom, se você está lendo esse artigo nesse momento, não precisamos te lembrar que o Blog da POL também é uma ótima fonte de informações e de organização de conteúdo jurídico rico.

Então, aproveitaremos a sua ilustre visita para uma última – mas não menos importante – dica*. Com ela você vai garantir o tempo livre que tanto busca na sua agenda para, entre outras coisas, conferir as dicas desse artigo com a calma e a imersão necessárias.

*Você sabia que os softwares jurídicos são ferramentas essenciais para advogados que buscam a gestão ideal das suas rotinas jurídicas e, consequentemente, das suas carreiras. Portanto, mais do que uma tendência de mercado, adotar um sistema de automação para escritórios jurídicos é uma decisão estratégica para todo advogado que pretenda se conectar ao futuro da advocacia.

Isso porque a automação da sua rotina jurídica te permite, entre outras coisas, acompanhar, receber e ler intimações judiciais, acabando com o drama da burocracia e da perda de prazos. A POL é a líder de mercado em checagem, entrega e gestão de intimações judiciais, sejam elas dos Diários de Justiça (DJe) ou dos Sistemas Eletrônicos dos Tribunais (EPROC, PROJUDI, PJE).

Gostou das dicas do artigo? Ative o alerta do blog e não deixe de acessar o nosso site – Publicações Online – para conhecer todas as soluções jurídicas da POL.

Deixe uma resposta