5 dicas para otimizar a gestão de pessoas do seu escritório.

5 dicas para otimizar a gestão de pessoas do seu escritório.

Para evitar a redução da cartela de clientes e os prejuízos decorrentes da rotatividade, muitos escritórios de advocacia estão atentos à gestão de pessoas. Afinal, a advocacia é uma profissão onde o fator pessoalidade conta bastante. Não são raros os casos em que o advogado deixa um escritório e acaba levando os seus clientes junto.

Sim, um time de profissionais estável, forte e engajado é o segredo do sucesso e da rentabilidade. Se o seu escritório ainda não conta com uma política de gestão de pessoas, confira algumas ações que podem te ajudar nessa questão tão fundamental.

1. Processo seletivo e gestão de pessoas na advocacia.

O primeiro passo para promover uma boa gestão de pessoas é apostar num processo seletivo eficiente e criterioso. Em outros tempos, escritórios contratavam profissionais apenas com base na análise do currículo e na entrevista do candidato.

Hoje, contudo, é preciso analisar o perfil do candidato atento as características mais subjetivas que apontem se o pretendente a vaga tem capacidade de gerar bons resultados. Escritórios de Advocacia que não contam com uma área de RH, podem contratar empresas especializadas na seleção de talentos para auxiliá-los nesse processo.

2. Tenha um workflow estruturado.

É muito importante que cada membro do escritório saiba exatamente quais são as suas tarefas e responsabilidades. Isso melhora a produtividade do escritório e promove o engajamento entre os profissionais. Ter tarefas pré-definidas e um workflow estruturado é essencial para que o trabalho em equipe gere resultados mais do que satisfatórios para todos.

Se o seu escritório ainda não possui um workflow e as atividades dos membros se confundem, você pode contar com o auxílio de um software jurídico. Além de te ajudar a organizar as rotinas de trabalho, com um sistema jurídico a execução de muitas tarefas fica mais simples e rápida.

3. Avalie o desempenho dos advogados.

Além de criar um workflow, é essencial medir a produtividade e o desempenho dos profissionais. Dessa forma é possível oferecer feedbacks reais e promover os profissionais que se destacam no time. A avaliação também serve para motivar os profissionais e manter a seleção de talentos ativa, mesmo após a contratação.

Com um software jurídico, é possível gerar uma série de relatórios que permitem uma avaliação bem criteriosa de desempenho. Com o software também é possível promover uma gestão de pessoas muito mais focada em resultados, já que os dados são a base para a decisão dos gestores da banca.

4. Treine líderes e incentive delegar atividades.

“Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”. O provérbio africano diz muito sobre o trabalho em equipe e como ele pode trazer resultados e vida longa para um escritório. No entanto, para que um time trabalhe com motivação e resultados é essencial desenvolver líderes que deleguem bem as atividades e inspirem o time.

A maioria dos advogados sabe agir com autonomia. Mas muitos tem dificuldades de trabalhar em equipe. Para fazer uma boa gestão de pessoas na advocacia, o treinamento e desenvolvimento de líderes também é essencial. Somente com verdadeiros líderes na estrutura é possível montar um time de profissionais forte e focado nos resultados.

5. Remunere de forma justa.

Mais do que um plano de carreira com critérios sólidos, é importante que o escritório se preocupe em remunerar de forma adequada. Um bom salário não é necessariamente um fator de motivação, porém salários inadequados ou a remuneração sem equidade para profissionais do mesmo cargo, acabam sendo um fator desmotivador.

É essencial prever critérios de bonificação, bem como graduar a remuneração de acordo com o desempenho. Isso faz com que os profissionais se dediquem mais e se sintam motivados pelo desafio.

Implementar uma gestão de pessoas não é uma tarefa simples em nenhuma empresa. Nos escritórios de advocacia, isso não é diferente. Afinal, pessoas são movidas por questões diferentes e uma receita única para lidar com qualquer profissional simplesmente não existe.


Dito tudo isso, o que fazer então? Para acabar com a correria desnecessária e organizar a sua Gestão de Pessoas, invista em organização, planejamento e, é claro, promova a comunicação interna. Hoje, muitos advogados já contam com ferramentas para promover as boas práticas de gestão e organizar todo o fluxo de trabalho.

O uso de um software jurídico permite, por exemplo, que você centralize informações relevantes, possibilitando o engajamento e a eficiência da equipe nas tarefas do dia a dia.

Portanto, agora que você já sabe por onde começar, considere também a aquisição de um sistema de automação para escritórios jurídicos.

Com um bom software como aliado, você ganha tempo para se dedicar a gestão da sua equipe.
A automação das rotinas jurídicas via software te permite, por exemplo, acompanhar, receber e ler intimações judiciais, acabando com o drama da burocracia e da perda de prazos.

POL é a líder de mercado em checagementrega e gestão de intimações judiciais, sejam elas dos Diários de Justiça (DJe) ou dos Sistemas Eletrônicos dos Tribunais (EPROC, PROJUDI, PJE).

Portanto, se você ainda tem alguma dúvida que a advocacia mudou, acesse o site da Publicações Online e automatize de vez o seu escritório.

Deixe uma resposta