Gerenciamento de processos judiciais: você conhece essa ferramenta de otimização?

Gerenciamento de processos judiciais: você conhece essa ferramenta de otimização?

Ao contrário do que muitos advogados pensam, gerenciar processos judiciais não é uma tarefa difícil.

Mas, alguns profissionais ainda resistem bravamente ao Gerenciamento de Processos. Isso acontece porque, muitos desses advogados continuam presos a antigos métodos de trabalho. Mas, assim como o judiciário, esses métodos têm avançado bastante ao logo dos anos graças as novas tecnologias do Direito.

Depois de ler esse artigo, você vai entender melhor a evolução do gerenciamento de processos judiciais nos tempos da advocacia digital. Além disso, vai conhecer algumas práticas que ajudam a otimizar esses processos.

Pronto para automatizar a sua rotina jurídica? Então, separe um tempinho na sua agenda e boa leitura!

Como era a rotina do advogado antes das novas tecnologias do Direito.

Antigamente, os advogados adquiriam o Diário Oficial impresso e procuravam as publicações do dia. Feito isso, davam sequência as suas rotinas, indo até o fórum para saber o que havia motivado uma determinada intimação, por exemplo. De acordo com os andamentos do processo, essa tarefa gerava imensos volumes de papel.

Inicialmente, controlar processos judiciais utilizando uma simples planilha até era possível. Mas, quando as suas ações começavam a tramitar nos tribunais e a cartela de clientes aumentava proporcionalmente, o controle dessas planilhas, invariavelmente, apresentava falhas.

Atualmente, a tecnologia permite que os advogados acompanhem todos os processos do escritório com apenas alguns cliques no computador.

Dessa forma, os advogados passaram a economizar tempo e reduziram a burocracia e as suas estruturas internas de acompanhamento de processos.

Implementação de software jurídico para controle de processos judiciais.

Existem várias ferramentas disponíveis com o intuito de facilitar e otimizar o gerenciamento de processos judiciais no seu escritório de advocacia. Inclusive, softwares específicos para o controle de prazos jurídicos.

Com a ajuda desses softwares é possível controlar melhor os prazos para equilibrar o tempo da gestão do seu escritório. Além disso, com a ajuda dos softwares, você minimiza as chances de falhas – que são maiores quando você conta apenas com a memória e uma simples planilha.

Faça o registro de todas as informações no sistema.

Depois de obter um software, você só precisa organizar uma força-tarefa no escritório e alimentar o sistema com informações.

A adaptação será mais rápida se todos os profissionais estiverem envolvidos no processo de importação dos dados para o software. A operação do software geralmente é intuitiva e requer alguma dedicação nos primeiros dias.

Assim, quando implantar um software no seu escritório, envolva todo mundo na fase de aprendizado e de alimentação do sistema: secretárias, estagiários e sócios.

Lembre-se que o software vai agilizar a sua rotina de gerenciamento. Em pouco tempo, todo o esforço empenhado deve ser recompensado, já que as suas atividades rotineiras serão automatizadas.

Controle as suas movimentações processuais.

Um bom software jurídico integra todas as áreas do seu escritório. Isso fará com que o gerenciamento de processos judiciais funcione muito melhor.

Com isso, tanto os advogados como os seus clientes terão um maior controle dos processos, acompanhando tudo por meio do sistema do software.

Para realizar um bom gerenciamento de processos judiciais, o recomendado é adotar um controle dos andamentos processuais. Os softwares jurídicos te ajudam com isso também, já que notificam o advogado quando novas informações são anexadas ao processo. 

Essas são apenas algumas impressões sobre um tema bem atual. Esperamos tê-lo ajudado a entender que o gerenciamento digital de processos judiciais não é um bicho de sete cabeças.

Gostou das dicas? Então pense seriamente na aquisição de um sistema de automação para escritórios jurídicos e organize de vez a sua vida profissional. A automação da sua rotina jurídica te permite, por exemplo, acompanhar, receber e ler intimações judiciais, acabando com o drama da burocracia e da perda de prazos.

POL é a líder de mercado em checagem, entrega e gestão de intimações judiciais, sejam elas dos Diários de Justiça (DJe) ou dos Sistemas Eletrônicos dos Tribunais (EPROC, PROJUDI, PJE).

Portanto, se você ainda tem alguma dúvida que a advocacia mudou, acesse o site da Publicações Online e automatize de vez o seu escritório.

Deixe uma resposta