Tecnologia a serviço da advocacia. Você sabe o que é Direito 4.0?

Tecnologia a serviço da advocacia. Você sabe o que é Direito 4.0?

A chamada Advocacia Digital ou a Era do Direito 3.0 teve como principal característica a consolidação dos recursos tecnológicos na rotina dos escritórios. Nesse momento, processos eletrônicos, certificado digital e softwares jurídicos são a realidade das rotinas jurídicas dos advogados.

Porém, como o desenvolvimento tecnológico não para o Direito 4.0 inaugurou uma nova fase e trouxe inovações para o mercado jurídico.

Robôs que automatizam o atendimento de clientes, softwares que analisam a jurisprudência de forma estratégica e outros recursos são apenas algumas das novidades dessa nova Era do Direito.

Por isso, nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse tema. Boa leitura.

O que é o Direito 4.0.

O Direito 4.0 nada mais é do que uma nova fase da tecnologia de ponta no Direito, que agora se faz presente no dia a dia do advogado. Hoje, recursos como a inteligência artificial, big data e até a internet das coisas passaram a fazer parte da rotina de inúmeros escritórios.

A evolução do Direito.

O Direito 4.0 também é o resultado de uma evolução da área jurídica. Para se chegar a uma nova fase, em que os advogados contam com o suporte de robôs para realizar o trabalho, foi necessário passar por diversas transformações.

O Direito 1.0, por exemplo, foi a fase em que as atividades jurídicas eram executadas praticamente de forma artesanal. Lembra-se do tempo em que as petições eram redigidas em máquina de escrever? E o controle das publicações que era feito a partir de recortes do Diário Oficial? Sim, durante um bom tempo as tarefas de um escritório de advocacia eram realizadas de forma manual. E, como resultado, a prestação de serviços era pouco eficiente e bastante cara.

Com a chegada dos editores de texto e planilhas, o cenário mudou. Somado a isso, o surgimento dos Juizados Especiais aumentou a demanda no contencioso. Essa fase em que o advogado ganhou mais rapidez para executar sua rotina básica é chamada de Direito 2.0 e foi marcada pelo início da automatização das rotinas.

Na sequência, os softwares jurídicos, aplicativos, processo eletrônico e certificado digital inauguraram a fase do Direito 3.0. Nela, o advogado conseguiu automatizar as rotinas e eliminar os serviços de suporte. Com mais agilidade, o advogado teve mais tempo para se focar no core business do seu escritório.

E, por fim, principalmente com a chegada da inteligência artificial, o Direito ganha uma nova fase, a Era do Direito 4.0 em que o advogado tem recursos estratégicos que beneficiam não apenas o dia a dia do escritório, como também a construção de estratégias e o processo de tomada de decisões.

O Direito 4.0 e novo advogado.

A utilização de recursos tecnológicos avançados no dia a dia do advogado mudou não apenas a sua rotina, como também a sua forma de pensar.

Hoje, para se destacar no mercado não basta oferecer eficiência e bons serviços. É preciso que o advogado entregue valor ao seu cliente. E, para gerar essa percepção de valor, o uso dessas novas tecnologias são essenciais.

Hoje, por exemplo, com o uso da Jurimetria, o advogado consegue montar teses mais estratégicas, considerando o interesse do seu cliente. Da mesma forma, ele consegue prestar todo o suporte, sem que para isso precise perder horas no atendimento.

Em tempo: Jurimetria é a estatística aplicada ao direito, em uma análise simples e direta. Tem sido utilizada em conjunto com softwares jurídicos num modelo de tentar prever resultados e oferecer (daí a questão estatística) probabilidades e valores envolvidos nestas análises.

Bom, precisamos entender que as soluções tecnológicas não são exclusividade dos mercados mais voltados para as ciências exatas. As inovações do Direito 4.0 vieram para transformar as relações de trabalho, e se você souber aproveitar isso em prol da sua empresa vai estar sempre à frente da concorrência.

Portanto, leve em consideração a aquisição de um sistema de automação para escritórios jurídicos e organize de vez a sua vida profissional. A automação da sua rotina jurídica te permite, por exemplo, acompanhar, receber e ler intimações judiciais, acabando com o drama da burocracia e da perda de prazos.

A POL é a líder de mercado em checagem, entrega e gestão de intimações judiciais, sejam elas dos Diários de Justiça (DJe) ou dos Sistemas Eletrônicos dos Tribunais (EPROC, PROJUDI, PJE).

Se você ainda tem alguma dúvida que a advocacia mudou, acesse o site da Publicações Online e automatize de vez o seu escritório.

Deixe uma resposta